Um plano de saúde é um serviço contratado por pessoas físicas ou jurídicas que oferece acesso a uma rede de médicos, hospitais, laboratórios e outros prestadores de serviços de saúde. Em troca de uma mensalidade ou pagamento periódico, o beneficiário tem a possibilidade de receber atendimento médico, realizar exames, passar por consultas, cirurgias e internações, dependendo do tipo de cobertura escolhido.
A cobertura de um plano de saúde pode variar bastante dependendo do tipo de plano contratado os planos de saúde são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define um Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que os planos devem obrigatoriamente oferecer. De forma geral, um plano de saúde pode abranger: Consultas médicas, Exames e Diagnósticos, terapias, Procedimentos ambulatoriais, Tratamentos específicos, Urgência e Emergências e Internações Clinicas, Cirúrgicas, Obstétricas e Psiquiátricas.
A importância de um plano de saúde está relacionada à segurança, ao acesso e à qualidade do atendimento médico oferecido. Ele pode proporcionar benefícios significativos, como prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e maior tranquilidade para o usuário e sua família.